Joia com história – parte 2: Aliança Turca

Este é o segundo capítulo da série Joia com história e hoje vamos falar sobre um anel cuja origem é incerta, mas que é popularmente conhecido como aliança turca. Existem duas versões que explicam o seu significado:

Era uma vez um nobre turco, completamente apaixonado por sua esposa. Temendo ser traído e perdê-la, ele pediu para o joalheiro fazer um anel que, caso retirado do dedo, desmontaria. O segredo da joia seria tão difícil de desvendar que somente o joalheiro conseguiria montá-la novamente.

A segunda versão conta que o anel era entregue ao noivo na manhã de seu casamento, para que ele passasse o dia tentando recompor a aliança enquanto a noiva se preparava para a cerimônia.

Na verdade, os turcos não usam essa aliança em seus casamentos e as lendas ficaram perdidas no tempo. Ainda assim, os anéis são misteriosamente lindos e podem ser símbolos de amor, lealdade e confiança. Cada modelo tem uma forma de encaixe única e são feitos manualmente. Hoje em dia é possível encontrar versões mais quadradas, menos rebuscadas e mais fáceis de desvendar. Além disso, os anéis encontrados em joalherias vêm com um pequeno feixo, pra não desmontar quando, por exemplo, você tirar para lavar a louça.

Anúncios

2 thoughts on “Joia com história – parte 2: Aliança Turca

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s