A joia dos vikings: iolita

A iolita é uma gema com tom roxo-azulado, cujo nome vem da palavra grega “ion”, que significa violeta. Além de linda, a pedra tem história:

Quando Leif Eriksson e outros legendários vikings exploravam o Oceano Atlântico, longe de qualquer costa que poderia ajudá-los a determinar sua posição, eles possuíam uma arma secreta: a iolita. Os marinheiros usavam finas peças dessa gema como o primeiro filtro polarizador do mundo, e ao olhar através de lentes de iolita, eles eram capazes de determinar a exata posição do Sol, e navegar seguramente para o Novo Mundo.

Isto é possível devido à sua propriedade em indicar a posição do Sol em dias nublados. A iolita capta e reflete os poucos raios de luz que se propagam por entre as moléculas do ar, mesmo em dias muito encobertos.

E como isto acontece? Graças ao seu extremo pleocroísmo. Hã?! Este nome complicado se refere ao mineral que possui cores distintas em diferentes direções do cristal. Se cortarmos um pedaço de iolita no formato de um cubo, de um lado ele vai ser azul-violeta, semelhante à cor de uma safira, do outro, transparente como a água, e no topo, amarelo mel. No passado, essa propriedade fez com que muitos chamassem a iolita de “safira d’água”, nome que não é mais utilizado.

O pleocroísmo era útil para a navegação, mas certamente dificulta muito o trabalho de lapidação da pedra, pois se a iolita não for cortada corretamente, não importa a forma do cristal bruto, sua cor não será mostrada em sua total plenitude. Quanto mais rico e intenso é o seu tom de azul, mais valiosa ela é

Vi aqui.

Anúncios

One thought on “A joia dos vikings: iolita

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s