Saúde: Conheça hábitos que podem te proteger do câncer de mama

Você já sabe que o autoexame é fundamental para detectar o câncer de mama, certo? Mas não basta só isso. Alguns hábitos simples podem te ajudar identificar o tumor que mais ataca mulheres no Brasil.

O câncer de mama é considerado a segunda maior causa de morte entre as brasileiras e pode ser detectado, através de uma mamografia. Alguns hábitos e cuidados especiais podem evitar o aparecimento de tumores na mama:

 

 

1-Apalpar é preciso:

Todo mês, após o fim do período menstrual, a mulher precisa tocar em suas mamar e procurar qualquer tipo de alteração. Caso perceba algum caroço, deve agendar logo uma consulta com seu médico de confiança. O autoexame deve começar com a mulher se observando no espelho, levantando os brações e checando se os seios têm o mesmo formato e tamanho. Alterações na pele e mamilos também são um sinal de alerta. Depois disso, a mulher deve colocar uma das mãos atrás da cabeça e apalpar o seio com a ponta dos dedos da outra mão, indo até a axila. Mas, atenção: o autoexame não substitui o exame feito pelo médico, por isso vá regularmente ao ginecologista.

2-Amamentação

Ao amamentar seu filho, a mulher estará protegendo mãe e filho dos riscos do câncer de mama. Quanto maior o período de aleitamento, mais protegida fica a mulher.

3- Atividades Física

Mexer o corpo, além de todos os benefícios, também é uma ótima maneia de prevenir o câncer de mama. Durante a atividade física, o aumento da circulação faz com que o sangue chegue até os pequenos vasos das mamas, limpando o acúmulo de estrógenos, hormônio que pode estar ali parado e aumentar o risco de nascer um tumor.

4- Maneire no consumo de álcool

Mesmo em níveis moderados, a ingestão de álcool aumenta o risco de aparecimento de tumores nas mamas.

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s